quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Lichess - Aprenda Com Seus Erros

Aprenda com seus erros

   Thibault  Announcements

Novas melhorias: traine táticas a partir de suas próprias partidas

Hoje temos o prazer de anunciar uma nova e revolucionária melhoria. Você está pronto para melhorar drasticamente o seu xadrez? Então continue a ler.


Erros são passos para o sucesso.

Este novo recurso leva você pela mão e orienta-lhe através dos erros que cometeu em um jogo. Ele permite a você descobrir um movimento melhor para cada um deles. E, finalmente, se você solicitar, lichess diz-lhe qual foi o melhor movimento.
Em vez de dizer-lhe imediatamente o que você deve jogar, este recurso lhe dá uma chance de repensar a posição por si mesmo. É assim que aprendemos.
Como usá-lo
Depois de uma partida, click no botão Analysis board.
Em seguida, na parte inferior da página de análise, clique em Solicitar uma análise de computador:

Seu jogo está agora sendo analisado pelo mais recente Stockfish (melhor inteligência de xadrez artificial do mundo!), em nossos poderosos servidores. 
Em breve você verá o botão Aprender com seus erros na parte inferior direita:


E agora começa a diversão!
Lichess encontrou 10 erros que eu posso melhorar. O primeiro estava no lance 19... Nf3. Ele mostra meu movimento ruim em vermelho, e me pede fazer outra tentativa.


Deixe-me ver... o rei das brancas está muito exposto...
Espere! Cc4! ameaça rainha branca, e também um mate em dois! Se as brancas tentar salvar sua dama, então eu levo minha dama para g3, o Rei vai para h1, e Dh2 xeque-mate.


Então eu jogo Cc4 e o lichess confirma que é o melhor movimento; e sugere algumas continuações para as negras. Na verdade elas (as brancas) devem defender-se contra o mate, às custas de sua dama. Eu gostaria de ter visto essa bonita tática durante o jogo.

A partir daqui, posso clicar em Avançar para revisar outro erro ou colocar movimentos no tabuleiro para ver como a posição se desenrola. 
Muito legal, não é?
Disponível em todos os jogos!
Não é apenas para o jogo que você acabou de jogar, é para todos os jogo no site. Vá revisar seus jogos antigos, ou aprender com os jogos de outros jogadores! Você também pode aprender com os erros de seu oponente, virando o tabuleiro (no menu de opções de análise, ou pressionando f).
Também funciona com partidas importadas.
Funciona com todas as variantes: Chess960, Crazyhouse, Antichess, Horde... (nome das variantes).
Aqui está o jogo que eu usei  no exemplo acima, se você quiser tentar rapidamente este recurso.

Como funciona?

Aqui alguns detalhes tecnicos.
Para cada posição do jogo, lichess calcula as chances de vitória. É uma função da avaliação em centipawns do stockfish , mas leva em conta a qualidade da posição.
Um movimento que muda a avaliação por +1 é considerado um erro em uma posição igual, mas não tanto se a posição já é ganha ou perdida. Neste caso, o balanço de avaliação deve ser mais importante para ser considerado digno de revisão.


Aqui vemos o que é isto:
  • uma vantagem 0 centipawns (+0) garante 50% de chances de vitória (em uma posição igualada).
  • uma vantagem de 100 centipawns (+1) garante 60% de chances de vitória.
  • uma vantagem de 400 centipawns (+4) 'é somente' 83% de chances de vitória.
Esta função não-linear ajuda o treinador a selecionar os erros que realmente importam; os que decidem se um jogo será ganho ou perdido.
Mas computadores não são tão bons na abertura...

Eu testei o novo recurso na minha abertura favorita: 1.e4 e5 2.f4 !, a.k.a. o poderoso Gambito do Rei. Stockfish não gosta disso, e me pediu para rever como se fosse um erro! No entanto, é considerado jogável. Na verdade Carlsen jogou contra Arionian em 2015.
Não é aceitável, Mr Stockfish! (hahahahaha!)
Então eu pluguei o banco de dados de jogos dos mestres no 'Aprender a partir de seus prórprios erros'. O banco de dados contém 2 milhões de partidas dos maiores torneios já realizados.

Se pelo menos dois mestres jogaram um movimento na situação do torneio, então o movimento deve ser jogável! Então é assim que funciona agora. O recurso de aprendizado reexamina as decisões do Stockfish com o banco de dados de partidas dos mestres, e se você jogar um lance de mestre, então não será dito que foi um erro.
Da mesma forma, se você propuser um lance candidato enquanto aprende, mas que o Stockfish não gosta, mas mestres jogaram, então o movimento é considerado correto. 
Stockfish + Banco de dados de Aberturas = sucesso!

Nós queremos que você melhore

Lichess constantemente adiciona  novos recursos para tentar alavancar a auto-aprendizagem no xadrez.
Como de costume, isto é gratuito para todos. É ilimitado. Não existe anúncios. Então... por favor considere apoiar o site tornando-se um lichess Patron :)
Este recurso ajudou você? Você pode sugerir melhoras?
O que você gostaria como próximo recurso?
Agradecemos antecipadamente o seu feedback, e que suas peças sempre encontrem seu caminho para o rei do seu oponente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário