[Event "?"]
[Site "?"]
[Date "2016.05.31"]
[Round "?"]
[White "Regra do Quadrado"]
[Black "Brancas jogam e ganham"]
[Result "*"]
[FEN "8/8/8/8/2P5/7k/8/7K w - - 0 1"]
[PlyCount "7"]
[SetUp "1"]
[Source "dIikHyau5xpIrQVSMC4tyRmYc7y4Wc2-8IxqjBxOKXWPwl1_Z6Nvr6HII6JHOMowGoy_dzpYAojhdH5cX1hxsQ"]
[SourceDate "2016.05.31"]
{[%csl Gc4,Gc5,Gc6,Gc7,Gc8,Gd4,Gd8,Ge4,Ge8,Gf4,Gf8,Gg4,Gg5,Gg6,Gg7,Gg8] Aqui
vamos falar da regra do QUADRADO, uma tecnica que ajudar a evitar muitos
cálculos, útil quando se tem pouco tempo em uma partida de torneio por exemplo.
Vamos desenhar um quadrado imaginário à partir da casa do peão até a casa de
promoção. Neste exemplo o quadrado imaginário vai de c4-c8-g8-g4. Se for a vez
das brancas elas podem avançar tranquilamente o peão até a casa de promoção
que nunca será alcançado. Se for a vez das negras o peão será alcançado pois o
Rei negro entra no quadrado por g4.} 1. c5 {[%csl Gc5,Gc6,Gc7,Gc8,Gd5,Gd8,Ge5,
Ge8,Gf5,Gf6,Gf7,Gf8]} Kg4 {[%csl Gc5,Gc6,Gc7,Gc8,Gd5,Gd8,Ge5,Ge8,Gf5,Gf6,Gf7,
Gf8]} 2. c6 {[%csl Gc6,Gc7,Gc8,Gd6,Gd8,Ge6,Ge7,Ge8]} Kf5 {[%csl Gc6,Gc7,Gc8,
Gd6,Gd8,Ge6,Ge7,Ge8]} 3. c7 {[%csl Gc7,Gc8,Gd7,Gd8]} Ke6 4. c8=Q+ {Eo peão é
promovido.} *
[Event "?"]
[Site "?"]
[Date "2016.05.31"]
[Round "?"]
[White "Negras jogam e empatam"]
[Black "?"]
[Result "*"]
[FEN "8/8/8/8/2P5/7k/8/7K b - - 0 1"]
[PlyCount "9"]
[SetUp "1"]
[Source "dIikHyau5xpIrQVSMC4tyRmYc7y4Wc2-8IxqjBxOKXWPwl1_Z6Nvr6HII6JHOMowGoy_dzpYAojhdH5cX1hxsQ"]
[SourceDate "2016.05.31"]
{[%csl Gc4,Gc5,Gc6,Gc7,Gc8,Gd4,Gd8,Ge4,Ge8,Gf4,Gf8,Gg4,Gg5,Gg6,Gg7,Gg8]} 1...
Kg4 {[%csl Gc4,Gc5,Gc6,Gc7,Gc8,Gd4,Gd8,Ge4,Ge8,Gf4,Gf8,Gg4,Gg5,Gg6,Gg7,Gg8]} 2.
c5 {[%csl Gc5,Gc6,Gc7,Gc8,Gd5,Gd8,Ge5,Ge8,Gf5,Gf6,Gf7,Gf8]} Kf5 {[%csl Gc5,Gc6,
Gc7,Gc8,Gd5,Gd8,Ge5,Ge8,Gf5,Gf6,Gf7,Gf8]} 3. c6 {[%csl Gc6,Gc7,Gc8,Gd6,Gd8,Ge6,
Ge7,Ge8]} Ke6 {[%csl Gc6,Gc7,Gc8,Gd6,Gd8,Ge6,Ge7,Ge8]} 4. c7 {[%csl Gc7,Gc8,
Gd7,Gd8]} Kd7 5. c8=Q+ Kxc8 *
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